Bahia Hoje News

Datafolha: 59% aprovam veto de Lula a atos sobre 60 anos do golpe

O veto imposto pelo presidente Lula (PT) a eventos relativos aos 60 anos do golpe militar em órgãos do governo é aprovado por 59% dos brasileiros, enquanto 33% dizem que o petista agiu mal. Não souberam se posicionar 8% dos 2.002 ouvidos pelo Datafolha sobre o tema.

O veto foi a mais recente polêmica envolvendo o presidente, já na mira de sua base mais à esquerda devido ao trabalho de acomodação com as Forças Armadas após anos de simbiose entre os fardados e o governo de Jair Bolsonaro (PL) e o envolvimento de militares nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.

Além de fazer diversos acenos aos militares, Lula disse recentemente que a ditadura de 1964 “faz parte da história”, pelo que sofreu críticas. Ele também protela a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos, cujo trabalho focado só nas vítimas do regime, e não nas da luta armada, indispôs de forma terminal a então presidente Dilma Rousseff (PT, 2011-16) com as Forças.

A posição conciliatória de Lula vai em linha com o que ele fez nos seus primeiros dois mandatos, de 2003 a 2010. Produto político daquele período, o petista chegou a ser preso quando comandava greves no ABC paulista.

Acompanhando a polarização vigente quando o tema é a atuação de um de seus líderes, Lula ou Bolsonaro, a autodeclaração política norteia a opinião colhida entre os entrevistados mais do que uma suposta coerência ideológica.

Entre aqueles que se dizem muito ou algo petistas, 41% do total da amostra, 77% acham que ele agiu bem. Outros 19% dizem que ele decidiu mal no caso. Teoricamente, franjas à esquerda são as que mais cobram a lembrança e o debate acerca do período ditatorial.