Bahia Hoje News

Bets: governo pode transferir Bolsa Família para outro nome se titular apostar com benefício

O governo federal avalia mudar o titular do Bolsa Família para quem tentar usar o dinheiro do programa social em bets. A afirmação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), em entrevista exclusiva à Coluna do Estadão. Além disso, a pasta também deve ampliar o monitoramento do uso dos valores do benefício para outros gastos alheios à alimentação, inclusive aqueles realizados na Loteria Federal.

“A proposta que eu estou apresentando é, num primeiro momento, uma advertência e um oferecimento de profissional de psicologia ou de outras áreas para o devido tratamento psicológico. Mas a reincidência já vai ser o bloqueio do cartão com a mudança de titular”, declarou Dias à Coluna. As penalidades, portanto, já serão aplicadas na tentativa do pagamento de apostas online.

O ministro também revelou como será possível ofertar o serviço de saúde mental aos beneficiários. “O uso do CPF para o controle de quem participa de atividades de jogos vai permitir que possamos ter também a oferta de atendimento para o tratamento da dependência do vício em relação aos jogos de azar”, afirmou.

Dias ressalta que o benefício não será cancelado, mas terá apenas o titular alterado para outro membro da família. A preocupação do governo é de, com uma eventual interrupção do pagamento do Bolsa Família, os índices de insegurança alimentar subirem no País.