Bahia Hoje News

PT é o partido preferido pelos brasileiros, aponta pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro, mostra que o Partido dos Trabalhadores é o preferido dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 28% da população tem predileção pela legenda, que cresceu 5% em relação ao último levantamento do Instituto. No total, foram ouvidas 3.666 pessoas.

O PT ocupa uma posição bem à frente dos dois segundos colocados na pesquisa , que são o MDB e o PSDB. Cada um deles aparece com apenas 2% no levantamento. Já a legenda de Jair Bolsonaro, presidente responsável pela maior crise econômica, social e sanitária do Brasil, tem somente 1%, de acordo com o Datafolha.

A colocação do PT na pesquisa, em que aparece como preferido, é resultado do reconhecimento da população das políticas públicas das gestões petistas, que promoveram desenvolvimento social ao mesmo tempo em que realizou grandes obras para a melhoria de vida da população, além de tirar o Brasil da Mapa da Fome e gerar quase 20 milhões de empregos nas administrações de Lula de Dilma Rousseff.

“Esse levantamento aponta o reconhecimento pelo brasileiro e pelos baianos das melhorias promovidas nas gestões do PT. Nas últimas eleições presidenciais, os baianos deram uma frente de mais de 4, 5 milhões de votos para  Fernando Haddad, elegeram Rui o governador e Wagner o senador mais votados da história do estado. Esse é o resultado de um trabalho que vemos fazendo há quase dezesseis anos, trabalho de desenvolvimento para a Bahia e de inclusão social”, afirma o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

Colocando o pobre no centro do orçamento, com uma política forte de salário mínimo e com a criação do Bolsa Família, o país viveu 2003 a 2008 o período de maior expansão para a economia brasileira em relação às três décadas anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). A indústria cresceu, as vendas do comércio registraram alta, assim como a geração de emprego e renda.

Pesquisas – Além da grande aprovação do PT por parte da população, todas as pesquisas de intenção de voto realizadas neste ano indicam Lula na liderança. Algumas até indicam vitória no primeiro turno, como o Datafolha e Ipec, e a Genial/Quaest, divulgada em 8 de dezembro, que mostram que Lula vence com 52%. Em outra pesquisa, também do Datafolha, Lula aparece como o melhor presidente da história do Brasil para 51% dos brasileiros, enquanto Bolsonaro é considerado o pior para 48%.

Na Bahia, a força do PT também é grande. Dos quatro principais eleitores do estado, três são do Partido dos Trabalhadores – o governador Rui Costa, Lula e o senador Jaques Wagner, segundo levantamento da Consultoria Atlas, realizado entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro. Nessa mesma pesquisa, o presidente Lula tem mais que o triplo de intenções de voto sobre o segundo colocado na Bahia.

Fonte: ASCOM PT Bahia – Foto:  João Ramos

Adicionar comentário