Bahia Hoje News

Tradicional importador, Brasil bate recorde nas exportações de trigo

Um dos principais importadores mundiais de trigo, o Brasil bate recorde em exportações e importa menos neste primeiro trimestre do ano. Isso ocorre em um período em o cereal é um dos alimentos mais disputados no mercado.

Tomando como base os dados da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), o país vai atingir o patamar recorde de 2,12 milhões de toneladas exportados até março, com aumento de 332% em relação a 2021.

Já as importações, com base nas compras médias diárias da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), vão atingir 1,54 milhão de toneladas, 10% abaixo das de 2021.

Adaptação de parte do trigo brasileiro às exigências de alguns países importadores e dólar favorável estão colocando o cereal brasileiro com competitividade na África, no Oriente Médio e na Ásia.

No primeiro bimestre, a Secex aponta exportações de 290 mil toneladas para a Arábia Saudita e de 230 mil para Marrocos. Na Ásia, os maiores importadores do cereal brasileiro foram a Indonésia, com 220 mil toneladas, e o Paquistão, com 138 mil.

O valor médio da tonelada de trigo e de centeio não moídos exportada pelo Brasil atingiu US$ 303 neste mês, 12,4% acima do preço de há um ano. Já o cereal importado chegou ao país com valor médio de US$ 299, segundo a Secex.

Fonte: Folha de São Paulo

Adicionar comentário