Bahia Hoje News

PL consolida predominância nas bancadas evangélica e ruralista

A janela partidária, período no qual parlamentares podem trocar de legenda sem serem penalizados, consolidou a força do PL nas frentes parlamentares Evangélica e Agropecuária.

O presidente Jair Bolsonaro, integrante do partido, faz acenos aos dois grupos e conseguiu atrair os deputados para a legenda.

Na bancada ruralista, 45 deputados aproveitaram os últimos dias para trocar de agremiação. A maior parte, 21, saiu da União Brasil. Quem recebeu o maior número foi o PL, com 23 deputados, totalizando 40. Na sequência vem o Republicanos, com 9 e o PP, com 6.

Na contagem final, o PP permaneceu com 39 integrantes da frente e o Republicanos, com 21. Os dois também fazem parte da base aliada de Bolsonaro.

Na bancada evangélica, o movimento foi semelhante. Foram 40 trocas em um total de 196 parlamentares, sendo 18 delas de egressos da União. Ainda assim, o partido conta com 19 filiados no grupo.

O PL recebeu 23, ficando com 38, e o Republicanos recepcionou 8, totalizando 31 na frente. O PP recebeu apenas 3 e tem 15 deputados entre os religiosos.

A janela chegou ao fim nesta sexta-feira (1º) com um saldo positivo para o centrão, que viu o PL se tornar a maior bancada da Câmara, com mais de 70 deputados, e com o já esperado esvaziamento do União Brasil. Mais de 100 dos 513 parlamentares mudaram de legenda.

Adicionar comentário