Candidato de Ciro Gomes (PDT) no Ceará, reduto eleitoral do ex-governador e postulante à Presidência, Roberto Cláudio (PDT) foi ultrapassado pelo candidato petista Elmano de Freitas e agora está em terceiro lugar na disputa estadual, mostra pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira.
Elmano de Freitas, candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cresceu oito pontos percentuais em relação à última pesquisa, de 9 de setembro, e agora está na liderança da corrida eleitoral com 30% de intenção de voto. Apesar de numericamente à frente, Elmano está tecnicamente empatado com Capitão Wagner, candidato do União Brasil, que passou de 35% no levantamento anterior para 29%, indicando tendência de queda na eleição do Ceará. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Escolhido candidato do PDT no lugar da governadora Izolda Cela, Roberto Cláudio tem 22% da preferência do eleitorado. Ele oscilou um ponto para cima na comparação com o último Ipec.
A pesquisa Ipec desta quinta representa mais um revés para Ciro Gomes, que tem sido escondido por candidatos do PDT, incluindo os que concorrem a governos estaduais e ao Senado. Mesmo Roberto Cláudio tem dedicado pouco espaço ao presidenciável, de quem é aliado há mais de uma década. Quase não há referências a Ciro no site da campanha ou propagandas eleitorais do candidato.
Nos últimos dias, Ciro tem sido pressionado a abandonar sua candidatura em pro de Lula, de quem foi aliado e hoje é desafeto. Em entrevistas, o presidenciável do PDT nega possibilidade de se aliar ao PT. Como mostrou o GLOBO, o ex-governador tem este ano a sua pior performance em uma disputa presidencial. Levantamento do Pulso com base em pesquisas feitas a esta altura da disputa eleitoral nos anos de 1998, 2002 e 2018 — quando Ciro também foi candidato ao Planalto — mostra que o ex-ministro de Lula nunca teve um percentual tão baixo quanto agora. No último levantamento do Ipec (ex-Ibope), o pedetista aparece com 7% de intenção de voto.
Depois de Roberto Cláudio, vem Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU), ambos com 1%. Serley Leal (UP) não pontou. Brancos e nulos somam 9%, mesmo patamar do último levantamento. E aqueles que não souberam ou não quiseram responder são 12% (eram 8%).
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02694/2022.
Adicionar comentário