Bahia Hoje News

Alexandre de Moraes cobra explicações de Valdemar sobre autor de relatório ‘mentiroso’ do PL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 48 horas para que o presidente do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, esclareça uma série de informações sobre a produção do relatório em que a legenda, sem provas, sustentou que o resultado da eleição pode ser fraudado por um grupo de servidores da Corte eleitoral. Segundo o ministro, o documento contém ‘notícias fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário’.

O cacique do partido que abriga a família Bolsonaro deverá indicar o responsável pela elaboração do documento intitulado ‘Resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE’. Caso a resposta aponte para uma empresa, Valdemar terá de indicar quem administra a companhia.

O presidente do PL também terá de encaminhar à corte máxima o contrato fechado pela legenda para elaborar o documento, além de informar os gastos da sigla para a contratação, enviando as respectivas notas fiscais, comprovante de pagamento e indicação da proveniência do dinheiro. Ainda vai ter de indicar se há outros documentos produzidos ‘sob as mesmas circunstâncias’ a respeito das urnas eletrônicas.

O despacho foi assinado no bojo do inquérito das fake news. Em outra frente, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, oficiou o presidente do PL para saber se foram usados recursos do Fundo Partidário para elaboração do documento divulgado pela legenda nesta quarta-feira, 28.

Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, o TSE reagiu à movimentação do partido que abriga a família Bolsonaro, destacando que as conclusões do documento intitulado ‘resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE’ são ‘falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral’.

Adicionar comentário