Bahia Hoje News

Adiamentos de shows mostram que mudança climática já altera calendário cultural

Show de Taylor Swift transferido por onda de calor no Rio, apresentação de Marisa Monte adiada depois que fortes chuvas fizeam ruir o palco em que ela cantaria em Niterói e 55 eventos a céu aberto em São Paulo cancelados por conta da previsão de temporais e vendaval.

Os extremos climáticos atingiram diretamente a programação cultural das principais capitais do país neste fim de semana, assim como já havia acontecido em outros eventos nacionais como Doce Maravilha, Tomorrowland e Rep Festival. Outro exemplo é o Burning Man, evento de inovação que ocorre todo ano em uma região árida no estado de Nevada, nos EUA, e que teve sua edição de 2023 prejudicada por chuvas em pleno deserto. Com as mudanças do clima no Brasil e no mundo se acelerando, estas situações podem pode se tornar cada vez mais constantes, e já exige adaptações dos realizadores de eventos.

O caso mais grave deste fim de semana aconteceu na estreia da turnê de Taylor no Brasil. Na sexta-feira, dia em que o Rio bateu recordes de temperatura e os bombeiros registraram mais de mil desmaios no Engenhão, Ana Benevides, fã de 23 anos que estava no show, perdeu a consciência e morreu de causa ainda não determinada. A produtora responsável, Time for Fun (T4F), foi criticada por não permitir a a entrada de recipientes com água no Engenhão e, após uma portaria do Ministério da Justiça e cobranças de várias autoridades, anunciou que permitiria o ingresso de “copos de água de uso pessoal, garrafas flexíveis e alimentos lacrados industrializados”. De toda forma, o show de sábado foi adiado para hoje, segundo nota de Taylor, “por causa da temperatura extrema no Rio”.

A julgar pelas previsões dos cientistas, temperatuextremas seguirão frequentes. Isso fez com que festivais como o Lollapalooza, realizado em vários países, há alguns anos já permita entrar com água, desde que em copo plástico lacrado e em quantidade limitada. Já o Rock in Rio e a sua versão paulistana, o The Town, permitem garrafas plásticas com água, mas sem tampas.

Além disso, os grandes festivais têm disponibilizado as chamadas “ilhas de hidratação” — cobradas, inclusive, nas manifestações de várias autoridades após a morte de Ana Benevides.

Lollapalooza passou a disponibilizar bebedouros com água gratuita e distribuição de recipientes apropriados, medida também tomada pelo Primavera Sound, cuja próxima edição vai acontecer no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 2 e 3 de dezembro. Já o Rock in Rio disponibiliza estações de água e estabeleceu a norma de, nos dias de calor, distribuir bebida na fila de entrada e para os fãs na grade dos palcos. Casas de show no Brasil, no entanto, não costumam ter distribuição de água nem bebedouros.

Adicionar comentário